10 medidas para evitar a acidez estomacal

Curtir

O ardor ou acidez estomacal é uma sensação de queimação na boca do estômago que costuma subir, chegando à garganta e provocando um gosto amargo ou ácido. Costuma ocorrer uma hora depois de cada refeição. Confira 10 medidas para evitar a acidez estomacal!

10 medidas para evitar a acidez estomacal

Veja também:

Todos já experimentamos alguma vez esta sensação devido ao consumo de alguns alimentos ou fármacos específicos (como antidepressivos, anticonceptivos orais, ansiolíticos, etc.) ou em situações concretas como a gravidez.

O problema surge quando a acidez aparece de maneira frequente e contínua, neste caso o problema pode evoluir e o paciente pode apresentar posteriormente um refluxo gastresofágico.

10 medidas para evitar a acidez estomacal

Como evitar a acidez estomacal ou o ardor

1. Evite café, bebidas alcoólicas, gaseificadas, cítricos, alimentos condimentados, chocolate, tomate, cebola e qualquer outro alimento que sejam indicados como responsáveis por nossa acidez estomacal.

10 medidas para evitar a acidez estomacal-cafe

2. Depois de comer não realize exercícios intensos, nem adote algumas posturas, como a de se abaixar; porém, é recomendado caminhar em um ritmo suave.

3. Não deite-se até 2 ou 3 horas após comer, quando fazemos isso os alimentos são pressionados contra o esfíncter que, em condições normais, evita o retorno dos alimentos ao esôfago.

4. As refeições devem ser leves, sobretudo no jantar. Comidas pesadas são pouco produtivas, ainda mais se são gordurosas, pois são mais difíceis de digerir e atrasam a digestão.

5. Durma com a cabeça elevada, aproximadamente uns 15 cm. Para isso, levante a cabeceira da cama ou o colchão na região da cabeça.  Manter a cabeça mais alta que o estomago impedirá o retorno dos alimentos. Utilizar mais almofadas não é útil, por que durante a noite nos movimentamos e perdemos a postura da cabeça elevada.

6. Para pessoas obesas, é importante buscarem o emagrecimento. A obesidade aumenta a pressão abdominal, fomentando o retorno ao esôfago.

10 medidas para evitar a acidez estomacal-peso

7. Não utilize roupas ou cintos muito apertados.

8. Não fume, recomendação muito benéfica em diversos aspectos, mas se esse for o motivo para abandoar o vício, perfeito.

10 medidas para evitar a acidez estomacal-naofume

9. Reduza o estresse físico e emocional. Se possível, realize exercícios de relaxamento.

10. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado, afinal existem fármacos que podem ajudar caso estas não sejam suficientes. Caso surjam sintomas gastrointestinais corra para o médico.

Fonte: https://melhorcomsaude.com/10-medidas-evitar-acidez-estomacal/

LEMBRE-SE: Sempre busque um médico ou especialista para um diagnóstico preciso e um tratamento correto para seu caso. Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo.

Você também pode gostar...


Carregando...

1 Resposta

  1. 24 de novembro de 2016

    […] 10 medidas para evitar a acidez estomacal […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *