Muitas doenças estão relacionadas ao tipo de alimentação que consumimos e também pelo excesso da mesma.
Quando uma pessoa ingere carne vermelha, frutos do mar, peixes como salmão e sardinha, e miúdos, ela está consumindo uma proteína chamada de purina.
Bebidas alcoólicas, como as cervejas, também são ricas dessa substância. Ao ser ingerida, a purina é quebrada pela enzima xantina oxidase, e assim é transformada em ácido úrico. Dele, uma parte permanece no sangue e a outra é eliminada pelos rins.
Mas, o ácido úrico é maléfico à saúde?
Em quantidades normais e equilibradas, o consumo de alimentos ricos em purina não é considerado um risco. O problema está no excesso dessas comidas, pois quanto mais proteína for transformada em ácido úrico mais ácido úrico o corpo terá que eliminar.
Se os rins não conseguirem dar conta dessa tarefa, os níveis dessa substância no sangue vão aumentar, caracterizando o que chamamos de hiperuricemia.
Essa doença é responsável pela formação de pequenos cristais de urato de sódio que se alojam nos rins, sob a pele e, principalmente, nas articulações.
Esse problema implica em surtos dolorosos de artrite aguda secundária, na formação de cálculos renais e na insuficiência ranal aguda ou crônica.
Baixe os níveis de ácido úrico do seu organismo com este tratamento caseiro
O ideal nesses casos, é consumir bastante água para ajudar os rins a desempenharem o seu papel de eliminador de substâncias maléficas ao corpo.
Além disso, as pessoas devem consumir menos alimentos industrializados e apostar mais em comidas naturais, como verduras, frutas e legumes.
Se você preferir, também têm algumas receitas caseiras que ajudam a acelerar o processo de eliminação de excesso de ácido úrico no sangue. São elas:
Receita 1:
Use uma centrífuga para extrair o sumo das folhas do agrião-das-hortas.
Em seguida, tome duas colheres (sopa) desse líquido três vezes ao dia.
Repita o tratamento pelo tempo necessário até alcançar os resultado desejados;
Receita 2:
Com um liquidificador prepare um suco combinado com as folhas de agrião-das-hortas, cenoura, sumo de um limão e um pouco de água.
Tome 250 ml desta bebida de uma a duas vezes por dia.
Continue o tratamento até obter à cura.
LEMBRE-SE: Sempre busque um médico ou especialista para um diagnóstico preciso e um tratamento correto para seu caso. Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo.
LEMBRE-SE: Sempre busque um médico ou especialista para um diagnóstico preciso e um tratamento correto para seu caso. Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo.