Como tratar incontinência urinária com exercício? Técnica chinesa resolve

Curtir

Estima-se que 8 milhões de brasileiros tenham incontinência urinária, problema que acomete homens e mulheres de todas as idades, raças e níveis socioeconômicos.

incontinencia-urinariajpg

Veja também:

Embora tenha sido popularizada e patenteada pelo médico Arnold Kegel na década de 1980, a técnica de fazer exercícios para fortalecer os músculos que retêm a urina já era bastante utilizada por taoistas da China antiga.

Chamado de exercícios kegel, em homenagem ao médico, a prática consiste na contração e descontração de alguns músculos, com o objetivo de restaurar o tônus muscular e fortalecer o músculo a fim de prevenir ou reduzir problemas do pavimento pélvico e a melhor qualidade e conforto nas relações íntimas.

Essa é uma prática que ajuda a tratar quem sofre de prolapso vaginal, prevenir o prolapso uterino nas mulheres e também controlar a incontinência urinária, em ambos sexos.

Estima-se que mais de 8 milhões de brasileiros tenham incontinência urinária, problema que pode acometer homens e mulheres de todas as idades, raças e níveis socioeconômicos. Entre as pessoas com idade superior a 60 anos, acredita-se que de 30 a 60% tenham incontinência.

Incontinência urinária

incontinência-urinária-2

Normalmente existe uma perfeita coordenação entre a bexiga e o esfíncter (músculo que funciona como uma válvula que fecha a uretra, impedindo a saída da urina). A maioria das pessoas possui completo controle sobre esse processo, permitindo o enchimento da bexiga entre 400 ml e 500 ml, sem que ocorram perdas urinárias.

Na fase de enchimento, a bexiga está relaxada e o esfíncter contraído. Na fase de esvaziamento da bexiga, é necessária uma perfeita coordenação entre a contração do músculo da bexiga e o relaxamento do esfíncter.

Quando essa sincronia não acontece, ocorre a incontinência urinária. E essa disfunção muitas vezes se dá devido a fraqueza muscular na região. O problema exige acompanhamento médico. Mas a prática diária do exercício de kegel é uma forma de ajudar a controlar a patologia.

Exercício de kegel

incontinencia-urinariajpg_1

  1. Antes de fazer o exercício, esvazie completamente a bexiga.
  2. Enquanto você urina, interrompa o xixi para sentir os músculos que você deve fortalecer (faça isso apenas uma vez, pois a interrupção do fluxo pode prejudicar a bexiga).
  3. O mesmo movimento que você fez para interromper a urina, você irá fazer para realizar o exercício.
  4. Contraia os músculos por 1 ou 2 segundos e relaxe-os.
  5. Repita o processo 10 vezes por no máximo 5 vezes ao dia.

kegel

LEMBRE-SE: Sempre busque um médico ou especialista para um diagnóstico preciso e um tratamento correto para seu caso. Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo.

Você também pode gostar...


Carregando...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *