Confira alguns cuidados para não amarelar as roupas brancas

-

Uso de produtos inadequados pode causar as manchas. Existem alguns truques simples que ajudam nos cuidados para não amarelar as roupas brancas. Confira quais são?

Veja também:

Neutra e fácil de combinar. Não há quem não tenha pelo menos uma peça de roupa na cor branca no guarda-roupa. Mas se você já deixou de comprar por pensar que manchas podem aparecer facilmente e é difícil manter o tom vibrante e bonito, não se preocupe. Existem alguns truques simples que ajudam nos cuidados para não amarelar as roupas brancas.

O iG foi atrás de quem realmente entende do assunto em busca de preciosas dicas. Confira informações úteis para pôr em prática na hora de lavar e conservar as peças!

Como lavar as roupas brancas?

Antes de tudo, é muito importante lembrar de separá-las das roupas coloridas, já que se misturadas à cor clara as peças podem ganhar manchas. Segundo Ricardo Monteiro, gerente operacional da rede de franquias Quality Lavanderia, as roupas brancas muito sujas devem inicialmente receber uma pré lavagem com sabão alcalino e água fria.

“Nunca use água quente direto em uma peça muito suja. Ao invés de remover você pode ‘cozinhar’ as sujeiras e deixar o tecido amarelado”, diz. O ideal é que após realizar essa primeira etapa, se faça uma lavagem com água quente (± 55ºC) e sabão alcalino.

Monteiro continua: “para deixar as roupas mais brancas, use também neste processo um alvejante à base de peróxido sem cloro junto com o sabão, pois isso vai ajudar a eliminar algumas manchas e oferecer uma qualidade de limpeza melhor.” Já no final da lavagem, é recomendado que a dona de casa capriche no enxágue das peças a fim de  remover todo o excesso de resíduos que causam  o amarelamento.

Como tirar as manchas?

Tirar manchas de roupas brancas pode parecer difícil, mas não é. Existem vários tipos de manchas, porém a maior parte delas é pigmentária, ou seja, de frutas, frutos, verduras, ou orgânicas. “Como as roupas brancas não descoram, muitas vezes podemos fazer uma fricção maior utilizando um produto tira manchas, desde que isso não estrague as fibras, e também usar um alvejante sem cloro nas manchas mais resistentes”, indica o especialista.

A esteticista Maria Luiza Gomes, de 39 anos, usa roupas brancas diariamente. Para ela, a chave para manter as peças sempre limpas e livres das manchas é aplicar um líquido pré-lavagem, principalmente nos colarinhos e mangas das blusas e nas barras das calças.

“Nunca coloco as minhas roupas direto na máquina de lavar. A sujeira sempre fica mais evidente no branco, por isso, a minha dica é aplicar o tira-manchas em pó  misturado com um pouco de água morna, enxaguar e então continuar com o processo de lavagem convencional. Isso também faz com que a cor da roupa fique mais conservada, sem ter aquele aspecto envelhecido”, explica.

Outra dica importante é evitar mitos populares. Muito se fala, por exemplo, sobre retirar manchas usando água oxigenada, álcool, glicerina, leite com vinagre, talco, etc. No entanto, o fato é que muitos produtos podem causar o efeito contrário e aumentar ainda mais as manchas, destruir o tecido da roupa e deixá-las amareladas a longo prazo.

Como manter as roupas brancas e evitar o amarelamento?

É muito comum encontrar as peças brancas bastante amareladas, principalmente as que estão sem uso há algum tempo. Sabe aquelas camisetas esquecidas no armário? Elas adquirem outra cor porque nem todo mundo sabe guardá-las da maneira adequada.

Para evitar esse problema, Ricardo Monteiro dá outras dicas: “nunca seque a roupa diretamente ao sol, pois ele queima as fibras e deixa o tecido amarelo. Seque sempre na sombra, em local ventilado e arejado. Roupas de algodão branca devem ser passadas levemente úmidas com temperatura de 180ºC. Passar a roupa seca ou com excesso de temperatura pode amarelar as fibras também.”

Maria Luiza também tem um conselho: “por mais que você só tenha usado aquela peça branca por um curto período de tempo e ela pareça estar como se tivesse acabado de lavar, não coloque ela de volta no guarda-roupa. Principalmente camisas e camisetas ficam manchadas embaixo dos braços, mas as marcas deixadas pelo desodorante não ficam aparentes de cara. Dias depois, lá está o amarelão tão chato de tirar”.

E na hora de guardar as roupas brancas que não serão usadas por algum tempo – como peças de inverno – o ideal é envolvê-las dentro de sacos de TNT (tecido não tecido). Dessa forma você protegerá a roupa do pó e de raios de luz, permitindo também que o tecido ‘respire’.

Fonte: http://especiais.delas.ig.com.br/e-de-casa/noticias/confira-alguns-cuidados-para-nao-amarelar-as-roupas-brancas/

LEMBRE-SE: Sempre busque um médico ou especialista para um diagnóstico preciso e um tratamento correto para seu caso. Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Gostaria de acompanhar todas informações achei muito importante todos assuntos. Tenho uma camisa manga comprida ele é branca mas acho q como fica muito tempo no roupeiro guardada ela está com manchas amarela tem como tirar e deixa la branquinha novamente sem estragar a estampa ou seja desenho q ela tem? Gratidão

  1. 7 de março de 2017

    […] Confira alguns cuidados para não amarelar as roupas brancas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.