Dieta de tapioca, a nova aliada

Curtir

Dieta_de_tapioca A tapioca é o prato da moda, uma iguaria genuinamente brasileira. Ela caiu no gosto das musas fitness e nutricionistas funcionais, por substituir o pão com vantagens. A tapioca é leve, gostosa e fácil de fazer!

A tapioca pode ser extraída da mandioca, da macaxeira ou do aipim, uma fécula muito comum nos cardápios das regiões Norte e Nordeste. Muitos pensam, que apenas a nomenclatura é diversa, e que as raízes são a mesmas, são raízes primas, mas há diferenças sutis entre elas, diz pesquisador.

Na produção da farinha, puro carboidrato, matéria-prima para beijus, feita com a raiz triturada e prensada, escorre um líquido leitoso que depois de decantar dá origem a fécula úmida. Seu valor nutricional é pobre, mas não se pode falar o mesmo da sua versatilidade no campo gastronômico.

A tapioca entra no cardápio no lugar do pão e com vantagens sobre ele, apesar de parecer incoerente, falar que um alimento sem fibras, proteínas e com alto valor glicêmico ajuda na dieta, mas é isso mesmo, acredite! A dieta de tapioca, é a nossa nova aliada!

A tapioca é um alimento feito com um único ingrediente, a fécula de mandioca, diferentemente do pão e do biscoito. Ela não contém glúten, gordura, sódio e não necessita de óleo no preparo, agora o pão já tem vários componentes na massa, o que aumenta o valor calórico, contraindicado para pessoas que apresentam intolerância ao glúten (portadores de doença celíaca), proteína presente no trigo, cevado, aveia e centeio.

A mandioca poderia ser considerada um alimento funcional. A tapioca parece até um alimento criado por nutricionista, pois a raiz da mandioca tem a importante propriedade de ser neutra, o que ajuda a estabilizar o PH do corpo.

Devido a isso é utilizada em dietas alcalinas, ela auxilia no tratamento da acidez do intestino e melhorando sua flora. A nutricionista indica que se coma de uma ou duas tapiocas por dia, sempre substituindo o pão. Ela preparada com duas colheres de sopa de fécula tem 70 calorias.

Dieta de tapioca, suas versatilidades

A tapioca é considerada um alimento neutro, por não ter cheiro, sabor ou acidez, portanto aceita todo tipo de recheio. É importante evitar muita manteiga, azeite, leite condensado, doces e carnes gordas. Fuja dos mais calóricos.

Escolhas queijos magros, tomate, folhas, manjericão, por exemplo. A nutricionista destaca que a massa pode ser consumida até pura, simplesmente torradinha e molhada no café, como muito comumente fazem os nordestinos.

O segredo do sucesso da dieta de tapioca está no recheio. Para compensar a falta de fibra, os recheios agregam nutrientes à tapioca, por exemplo, deve-se escolher por vegetais crus.

O importante de acrescentar fibras é para reduzir o valor glicêmico da iguaria. Vitaminas e sais minerais entram na tapioca por meio de frutas e legumes, que podem também ser misturadas na massa.

Os à base de queijos e carnes acrescentam proteínas. Pode-se umedecer a goma com suco de fruta, legumes ou folhas coadas para dar cor, nutrientes e sabor,  no lugar da água.

Como fazer a tapioca perfeita

O caminho mais fácil é comprar a goma já hidratada de tapioca, passar a farinha por uma peneira e guardar na geladeira, ou congelar.

Segue abaixo, o passo a passo de como fazer um beiju, crocante, delicioso e com poucas calorias:

1. Passe mais uma vez pela peneira no dia do preparo, se a massa já estiver armazenada há algum tempo ou contiver alguns caroços.

2. Separe todos os ingredientes que for usar: a tapioca já peneirada e o recheio já ralado ou cortado.

3. A gosto do freguês, pode acrescentar uma pitada de sal na tapioca antes de colocar na frigideira.

4. Coloque uma frigideira antiaderente pequena (de 10 a 12 centímetros de diâmetro) no fogo, o beiju poderá ficar borrachudo se esquentar demais, portanto evite esquentar demais a frigideira. A textura crocante é a ideal.

5. Importante: Para fazer a tapioca não é preciso colocar um pingo de gordura na frigideira.

6. Espalhe 2 colheres de sopa da farinha de tapioca na frigideira, formando um disco fino uniforme, sem buracos. Ou use uma peneirinha para espalhar a farinha de tapioca na frigideira, com uma colher para desmanchar eventuais carocinhos.

7. Coloque o recheio, quando a massa estiver coagulada, grudada, não precisa virar, apenas espalhe os ingredientes e feche, como uma meia-lua, dobrando a massa ao meio. Ela não demora mais do que três ou quatro minutos para ficar pronta.

8. Para fazer uma tapioca simples, pura, ou apenas com manteiga, vire, passe a manteiga (ou margarina ou azeite) e deixe alguns minutos, até o outro lado também ficar crocante.

9. Sempre passe um papel-toalha na frigideira entre o preparo de uma tapioca e outra.

Recheios magrinhos

Veja sugestões da dieta de tapioca.

Doce ou salgado? Você escolhe a preferida!

Tapioca Salgado:

Dieta de tapioca: Salgado

Dieta de tapioca: Salgado

Queijo de minas com ervas

  • 1 fatia média de queijo de minas picada ou ralada em ralo grosso
  • 1 pitada de manjericão seco ou algumas folhas de manjericão fresco

Rende: 1 porção (123 calorias)


Ricota, tomate e orégano

  • 1 fatia média de ricota passada no ralo grosso
  • 5 tomates-cereja cortados em rodelas 1 pitada de orégano

Rende: 1 porção (188 calorias)


Frango grelhado, tomate, azeitona e alface

  • 2 colheres de sopa de frango grelhado, cortado em cubos
  • 3 tomates-cereja cortados em rodelas
  • 4 azeitonas pretas picadas 1 folha de alface picada

Rende: 1 porção (214 calorias)


Tapioca Doce:

Dieta_de_tapioca_doce

Dieta de tapioca: Doce

Damasco, ameixa, morango e cereja

  • 1 damasco seco picado
  • 1 ameixa seca picada
  • 3 morangos frescos picados
  • 2 cerejas picadas

Rende: 1 porção (120 calorias)


Morango e chocolate

  • 4 morangos pequenos picados
  • 25 gramas de chocolate amargo derretido

Rende: 1 porção (216 calorias)


E ai garotas, gostaram da nossa nova aliada? Dieta de tapioca!

LEMBRE-SE: Sempre busque um médico ou especialista para um diagnóstico preciso e um tratamento correto para seu caso. Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo.

Você também pode gostar...


Carregando...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *