Exercícios para grávidas – Bem estar!

Curtir

Exercícios_para_grávidas Hoje em dia ainda existem muitos tabus relacionados a gravidas e os exercícios, porém é importante que a gestante saiba que os exercícios promovem o tônus muscular, a força e a resistência, o que ajudará seu corpo a carregar o peso extra da gravidez, preparará você para o esforço do parto e ainda colaborará para seu corpo voltar à forma depois que o bebê nascer.

A prática de exercícios durante gestação também diminui desconfortos físicos, como dores nas costas, prisão de ventre, fadiga e inchaço, além de ajudar a manter seu humor mais estável e sua autoestima e seu sono em dia. Quando a mulher tem um bom condicionamento físico antes de engravidar, ela fica com mais condições de manter um bom nível de atividade durante a gestação, já que não é hora na gravidez de experimentar esportes novos ou de mais impacto. Confira neste artigo algumas dicas para exercícios para grávidas.

Exercícios para grávidas, quando não fazer?

De fato, muitas mulheres precisam de mais cuidados para fazer exercícios para grávidas. Mas é extremamente importante conversar com seu médico antes de iniciar qualquer atividade, principalmente se você:
Exercícios_para_grávidas_2

  • Teve alguma ameaça de aborto espontâneo;
  • Teve um bebê prematuro no passado;
  • Sabe que corre risco de um parto prematuro desta vez;
  • Sabe que sua placenta está baixa;
  • Teve sangramento forte;
  • Teve problemas na coluna lombar ou nas articulações do quadril;
  • Tem alguma doença pré-existente;
  • Tem pressão alta;
  • Sabe que vai ter mais de um bebê.

Quais exercícios específicos para gestantes?

Caso você já tinha um ótimo condicionamento físico antes da gravidez, é até possível que possa continuar com as mesmas atividades. Mas converse antes com o médico antes de fazer exercícios de alto impacto e musculação. O importante e recomendável é reduzir a carga do seu treino. Agora que você está grávida, seu corpo precisa de mais oxigênio. Por causa do bebê, seu organismo terá menos oxigênio disponível para se exercitar. Desde que você consiga treinar sem perder o fôlego, provavelmente não há problema.

Exercícios_para_grávidas_2Já relacionado à musculação, é preciso tomar cuidado com a carga. Seu objetivo deve ser a de preservar seu tônus muscular, e não desenvolver mais massa. Especialistas preferem recomendar o uso de menos peso, e dar ênfase nas repetições. Contudo, no final da gravidez, é melhor parar de fazer musculação e optar por outra forma de exercício. A musculação é um tipo de exercício que pode elevar sua pressão arterial.

Os melhores exercícios para grávidas são as caminhadas, corridas leves, natação, hidroginástica e bicicleta ergométrica são considerados exercícios seguros na gestação. Ioga e pilates também são bons exercícios, mas não se esqueça de se certificar de que seu professor tenha experiência em lidar com grávidas.

Exercícios_para_grávidas_2Para as grávidas que antes tinha uma vida mais sedentária prefiram atividades de baixo impacto, como caminhadas ou natação, e comece aos poucos, de preferência com a ajuda de um professor de educação física. É importante lembrar que mesmo que você seja bem ativa antes da gravidez, seu corpo naturalmente terá a tendência de diminuir o ritmo, para acomodar o útero em crescimento.

Lembre-se de não se exercitar até chegar ao limite da exaustão. Escute os sinais do seu próprio corpo. Uma boa regra é baixar o ritmo quando não conseguir mais conversar com alguém enquanto estiver se exercitando. Caso sentir tontura, falta de ar, sensação de desmaio, sangramento vaginal, dificuldade para andar, contrações ou falta de movimentação do bebê (mas tenha em mente que o bebê costuma ficar mais quietinho quando você se exercita) interrompa os exercícios imediatamente.

Ótimas dicas de exercícios para grávidas não é?

LEMBRE-SE: Sempre busque um médico ou especialista para um diagnóstico preciso e um tratamento correto para seu caso. Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo.

Você também pode gostar...


Carregando...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *