Não Fuja do Repolho! Saiba porque?

Curtir

nao-fuja-do-repolho-saiba-porque

Muita gente torce o nariz quando se fala em repolho, pois tem um sabor meio exótico que não agrada a qualquer paladar. Porém o repolho é um vegetal que não deve ser deixado de lado, já que é super nutritivo e saudável. Então, não fuja do Repolho!

Veja também:

Propriedades do Repolho

Além de ser uma excelente fonte de vitamina C, o repolho também contém vitamina A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, fibras, e minerais como o selênio, iodo, cálcio, potássio, fósforo e enxofre. Está presente também no repolho uma quantidade significativa de folato, betacaroteno, antocinas e fitoquímicos, glutamina e polifenóis, o que contribui para que o repolho seja um alimento com propriedades antiinflamatórias. Assim como outros vegetais crucíferos, no repolho há também substâncias antioxidantes capazes de reduzir os riscos de se adquirir diversos tipos de câncer.

Tipos de Repolho

não-fuja-do-repolho-tipos

Existem basicamente dois tipos comuns: o repolho roxo e o repolho branco. Eles diferem quanto a alguns nutrientes. O roxo tem antocianina, um antioxidante que dá a sua cor roxeada (o mesmo presente na uva) e é eficaz na proteção do coração, tem o dobro de fósforo que o branco e um pouco mais de selênio e vitamina C.

Já o branco tem um pouco mais de vitamina A e ácido fólico. Sob o ponto de vida nutricional, é interessante alternar o consumo dos dois tipos.

Benefícios do Repolho

os-beneficios-dos-repolhos

É eficaz na eliminação de problemas intestinais devido à grande presença de fibras e, além disso, age como cicatrizante e combate o envelhecimento precoce, gripes e resfriados.

Seu consumo pode ajudar ainda a prevenir o câncer de cólon e tumores malignos, devido à presença de bioflavonóides, indóis, genisteína e outras substâncias que inibem o crescimento de tumores. Essas mesmas substâncias aceleram o metabolismo do estrogênio, de forma que o consumo é eficaz ainda na prevenção do câncer de mama, útero e ovário.

O consumo é indicado para casos de úlceras, náuseas, nevralgias, erisipela, gota, reumatismo, rouquidão, e para melhorar o funcionamento digestivo e do fígado. Além disso, age como um controlador dos níveis de colesterol no sangue, e reduz a quantidade de radicais livres, que são responsáveis por câncer, doenças cardíacas e envelhecimento precoce da pele.

Como consumir o repolho?

O repolho pode ser consumido cru (cortado em tiras), refogado, em sopas ou sucos.

Suco de Repolho Cru

Uma boa maneira de se beneficiar desses nutrientes é tomar o suco do repolho.

Segue a receita:

  • 3 folhas de repolho
  • Uma maçã
  • Um limão
  • Uma cenoura
  • Uma colher de sopa de linhaça

Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e se preferir coe.

Alguns Inconvenientes do Repolho

Todo mundo sabe que comer repolho pode provocar um certo “inconveniente”: o aumento de gases (flatulência). Algumas pessoas são mais sensíveis que outras, e o culpado é o enxofre presente. Se você for mais sensível a isso, procure diminuir a quantidade, mas não evite completamente o repolho.

Agora, se você estiver amamentando, acredita-se que o melhor é evitar o consumo por completo, porque pode causar cólica no bebê.

Pessoas com hipotireoidismo devem consumir repolho com moderação e dar preferência pelo alimento cozido, já que ele pode impedir a absorção do iodo pela tireoide. Fale com a sua nutricionista!

Fonte: http://belezaesaude.com/repolho/

LEMBRE-SE: Sempre busque um médico ou especialista para um diagnóstico preciso e um tratamento correto para seu caso. Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo.

Você também pode gostar...


Carregando...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *