Remédios naturais para tratar a ansiedade

Curtir

remedios-naturais-para-tratar-a-ansiedade

A ansiedade é uma reação física e emocional ante ao estresse, que produz náuseas, enjoos, palpitações, nervosismo, fatiga, tensão, irritabilidade, angustia e problemas com sono, que interferem no padrão de vida normal. Existe uma série de remédios e tratamentos que podem ajudar a tratar os sintomas da ansiedade. Confira os remédios naturais para tratar a ansiedade.

Veja também:

Remédios naturais para tratar a ansiedade

1- DIETA PARA A ANSIEDADE

É importante, para lidar com a ansiedade, levar uma dieta equilibrada, limitar e evitar alguns alimentos para melhorar o estado de animo.

ALIMENTOS PERMITIDOS

  • Água. Aumentar a ingestão de água pode ajudar a aliviar a ansiedade, já que a desidratação, ainda que leve, pode afetar os estados de animo.
  • Carboidratos. A adição de carboidratos aumenta os níveis de serotonina no cérebro, o que pode melhorar o animo e reduzir os níveis de ansiedade; é importante consumir carboidratos complexos, como cereais integrais e evitar os carboidratos simples, como os doces.
  • Proteínas. Ajudam a produzir substancias químicas, como a dopamina, que aliviam a irritabilidade e aumentam o animo, por isso é importante incluir pelo menos uma porção de proteína em cada refeição, seja de origem vegetal ou animal.
  • Alimentos ricos em tiamina ajudam a estabilizar o animo, alguns exemplos são legumes, frutos secos, carne, laranjas, arroz, carne de porco.
  • Alimentos ricos em triptofano tem um efeito relaxante e ajudam a sentir-se bem. Exemplos desses alimentos são, banana, aveia, peru, lácteos, soja, nozes, manteiga de cacau e sementes de gergelim.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS

  • Alimentos que contém cafeína, tais como café, chás, bebidas energéticas, refrigerantes e chocolate, porque estimulam o sistema nervoso e aumentam a ansiedade.
  • Álcool, inicialmente pode ter um efeito calmante, mas quando metabolizado pode provocar ou aumentar os sintomas de ansiedade.

2- PLANTAS MEDICINAIS – para tratar a ansiedade

revista-saude-plantas-calmantes-naturais-01

CAMOMILA

A camomila atua como sedativo suave e pode ser de grande ajuda na hora de dormir; possui efeitos relaxantes musculares e tem a capacidade de aliviar transtornos digestivos, ajudando a regular o peristaltismo e reduzindo o nervosismo, que chamamos de “borboletas no estomago”.

VALERIANA

Essa planta relaxa, tranquiliza, alivia a ansiedade e induz ao sono; é recomendável para tratar o stress e a tensão emocional, além da insônia causada pela ansiedade. Tem efeitos sedativos e antiespasmódicos e ajuda a dormir mais rápido; é útil para os ataques de ansiedade severos e ataques de pânico.

MELISSA

É um bom calmante para o sistema nervoso, ajuda a restabelecer o equilíbrio emocional; além disso, tem forte ação antiespasmódica, acalma e estabiliza.

 PASSIFLORA (flor do maracujá)

A passiflora alivia o nervosismo e a inquietação, por isso é eficaz no tratamento de ansiedade; ameniza os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada. Em raras ocasiões pode produzir efeitos secundários, como sonolência ou confusão. É contraindicada para quem tem  hipotensão arterial, gestantes e mulheres em período de lactação.

ERVA-DE-SÃO-JOÃO

Essa planta pode ajudar com os problemas de ansiedade, inquietação e insônia causadas por stress, e pode aliviar a depressão. É contraindicada a mulheres grávidas e não deve ser combinada com álcool ou tranquilizantes.

3- TÉCNICAS DE RELAXAMENTO

Boas opções, mais imediatas, em casos de ataque de ansiedade são as técnicas de relaxamento, tais como as respirações profundas, que você mesmo pode realizar:

  1. Inspire profundamente e mantenha o processo de respiração durante cinco segundos;
  2. Solte o ar devagar e descansa cinco segundos.
  3. Repete o exercício de respiração várias vezes até que se sinta relaxado.

Fonte: http://melhorcomsaude.com/remedios-naturais-tratar-ansiedade/

LEMBRE-SE: Sempre busque um médico ou especialista para um diagnóstico preciso e um tratamento correto para seu caso. Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo.

Você também pode gostar...


Carregando...

1 Resposta

  1. 17 de outubro de 2016

    […] Remédios naturais para tratar a ansiedade […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *