Tipos de depilação – Qual a melhor?

tipos-de-depilação1Hoje em dia, a depilação não é mais uma questão apenas de vaidade, mas de higiene e conforto. Contudo, antes de sair se depilando com o primeiro método que oferecerem, é preciso levar em consideração os diferentes tipos de pele, cor, quantidade de pelos e nível de sensibilidade. Nesse artigo, confira os processos mais conhecidos de tipos de depilação e descubra qual é a melhor para manter sua pele lisa e suave!

Tipos de depilação – Vantagens e Desvantagens

Lâmina

tipos-de-depilação2A lâmina é o método mais popular e acessível, corta apenas a parte superficial do pelo e, por isso, dura entre 2 e 3 dias.

  • Vantagem –  É o jeito mais rápido, prático e barato de se depilar. A lâmina pode ser levada para qualquer lugar, não precisa de energia para funcionar e não causa dor.
  • Desvantagem – Pode causar alergias e irritações. A duração da depilação é curta.

Aparelho elétrico

tipos-de-depilação3De um modo geral existem dois tipos de aparelho para depilar. O primeiro é parecido com um barbeador e elimina os pelos com uma lâmina, por isso crescem rápido novamente. O segundo possui um mecanismo que retira os pelos pela raiz. Este dura em média 20 dias.

  • Vantagens – Rápido, prático e agride menos a pele que a lâmina.
  • Desvantagens – Tem um custo inicial caro e é doloroso, por isso, não são indicados para regiões como a virilha e axilas. Não deve ser usado em peles lesionadas, irritadas ou que foram expostas ao sol.

Creme depilatório

tipos-de-depilação4Quando é aplicado sobre a região a ser depilado, o creme destrói a queratina dos pelos. Depois é só retirar com uma espátula ou esponja. Dura de 3 a 5 dias.

  • Vantagens – Indolor, fácil de aplicar, pode ser utilizado em casa e agride menos a pele que a lâmina.
  • Desvantagens – A duração da depilação é pequena, pode causar alergia, possui cheiro forte e cada embalagem serve para poucas aplicações.

Cera quente

tipos-de-depilação5A cera quente é um dos métodos mais utilizados, principalmente nos salões de beleza. A cera é esquentada em um aparelho e, em seguida, aplicada na região desejada. Pode ser retirada tanto com um tecido falso como com a própria cera, dependendo do tipo. Na cera quente, o calor faz com que os poros se dilatem e os pelos possam ser retirados com maior facilidade. Usando-se repetidamente a depilação com cera, os pelos ficam mais fracos. Também pode conter em sua composição substâncias hidratantes e relaxantes, como alga, mel, entre outros. Dura entre 20 e 30 dias.

  • Vantagens – Possui um preço mais acessível se comparado à depilação a laser ou com linha, é menos dolorosa que a cera fria e diminui os pelos gradativamente.
  • Desvantagens – Os pelos precisam estar longos, pode queimar a pele ou escurecê-la se a temperatura estiver muito quente, encravar os pelos e causar foliculite (inflamações nas saídas dos pelos que parecem espinhas). Deve ser evitada por quem possui vasos dilatados.

Cera fria

tipos-de-depilação6É espalhada a cera sobre papel celofane e coloca-se na área desejada. As folhas são utilizadas repetidamente, até que não seja mais eficiente para continuar retirando os pelos. Dura entre 20 e 30 dias.

  • Vantagens – Possui um preço mais acessível em comparação com processos definitivos ou depilação com linha, é higiênica, pode ser utilizada em casa e é recomendada para quem possui sensibilidade ao calor e vasos dilatados.
  • Desvantagens – Mais demorada e dolorosa, resseca a pele, necessita de pelos longos para sua aplicação, pode provocar foliculite e pelos encravados.

Depilação com linha

tipos-de-depilação7Também conhecida por depilação egípcia ou iraquiana, esse antigo método oriental está começando a ganhar espaço no Brasil. Utilizando uma linha de algodão, seda ou mesmo poliéster, esse processo retira os pelos um a um. É ideal para locais como a sobrancelha e o buço, mas também pode ser utilizado em outras regiões como axila, perna e virilha. Dura cerca de um mês.

  • Vantagens –  É higiênico, não possui substâncias químicas, portanto não tem contraindicação, deixa a pele lisa, evita alergias e vermelhidão.
  • Desvantagens: É um processo demorado e não é tão barato quanto a cera.

Laser

tipos-de-depilação8Tecnicamente, a aplicação do laser gera uma energia captada pela melanina (pigmento presente no pelo), que destrói a estrutura (folículo piloso) geradora de novos fios. O tratamento tem entre 8 a 10 sessões, com no mínimo 15 dias de intervalo. Após obtenção do resultado desejado, deve ser feita manutenção uma vez por ano. É indicado para pessoas com pele clara e fios pretos.

  • Vantagens –  Eliminam aproximadamente 80% dos pelos de maneira definitiva e pode ser aplicado na maior parte do corpo (exceto sobrancelha).
  • Desvantagens –  É o método mais caro, doloroso, não pode ser feito em peles de tons escuros, nem pode sofrer exposição ao sol durante o tratamento.

Qual é a sua preferida dos tipos de depilação?

LEMBRE-SE: Sempre busque um médico ou especialista para um diagnóstico preciso e um tratamento correto para seu caso. Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 28 de outubro de 2014

    […] domine bem a técnica.  Contudo, a verdade é que muitas mulheres (e até homens) optam por fazer depilação em casa. Os motivos são variados: falta de tempo, economia, timidez e até quem prefira resultados […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.